A História do João Gala-Gala

















Autor: Pedro Pereira Lopes
Título: A História do João Gala-Gala
Ano: 2017

É uma história, escrita por Pedro Pereira Lopes, moçambicano, natural da Zambézia.
Ele traz-nos uma aventura de um jovem de nome Xico.
Xico fora um sonhador, embora pastor de bois, na altura, ele acreditava num futuro promissor, repleto de viagens e muitas coisas boas.
Num belo dia, Xico saiu para apascentar o seu gado. Num momento de descanso, ele pegou numa soneca e o gado dispersou-se e metade do gado ficou perdida. Com medo de levar uma bela sova do seu pai, este decidiu fugir para a cidade.
Não tendo onde ficar, Xico hospedou-se nas ruas e passou a vida esmolando para sobreviver. Inicialmente, achava que fosse temporário, mas acabou ficando anos nas ruas. Até que num belo dia, ele e seus amigos são presos pela polícia. Foram parar a cadeia civil e separaram-se de um dos elementos do grupo, o grande e famoso João Gala-Gala. João era um jovem temido naquela área. E quando juntou-se ao grupo do Xico, acabou ficando o líder do grupo. A quando da prisão de Xico e dos outros membro, João encontrava-se debilitado devido a uma mordida de cão.
Xico e seus amigos ficaram um tempo na cadeia até serem reencaminhados ao orfanato.
Foi uma vida difícil para ele, mas o tempo fora generoso. No orfanato iam sendo adotados os meninos, inclusive o seu melhor amigo Gotine. Por fim chegou a vez de Xico. Foi adotado pela Dona Lili e pelo Sr. José. A Dona Lilí prestava assistência pública de saúde ao orfanato.
Foi aí onde Xico conseguiu realizar os seus sonhos, pois aprendeu a ler, a tocar instrumentos musicais e viajou pelo mundo. Sempre manteve acesa a esperança de um dia encontrar o seu grande amigo João Gala-Gala.
Xico procurou por ele de todas as formas imagináveis. Ate compôs uma musica que foi tocada em todas as rádios, mas, infelizmente o João não apareceu. Ninguém mais soube dele.

Nota do Leitor:
É de facto uma história interessante, embora diga-se infanto-juvenil, eu acho que cabem todas as idades.
Não apreciei muito a forma como a história termina, pois fui lendo na esperança de, no final, saber o que foi feito do João Gala-Gala. Mas é uma história que vale a pena ler.
Recomenda-se!


MS



Comentários