A Triste História de Barcolino























Autor: Lucílio Manjante
Obra: A Triste História de Barcolino

 É uma obra do escritor moçambicano Lucílio Manjate, com cerca de 70 páginas e é composta por duas partes.



A primeira parte contém 4 contos:
  • ·         Magumba assada
  • ·         Barcaça a Matroca
  • ·         Na parte incerta
  • ·         Um triste estacão

A segunda parte contém 5 contos:
  • ·         Cantarina
  • ·         Mestre Turudjana
  • ·         Dona Catarina, a virgem
  • ·         José Adeus
  • ·         Alfredo o impróprio
O livro "A triste história do Barcolino" é uma novela linda e emocionante que acontece numa das praias da cidade de Maputo que é costa do sol, concretamente no bairro dos pescadores. A primeira parte do livro narra algo inédito que aconteceu no bairro dos pescadores deixando os moradores agitados e espantados.
A segunda parte retrata a história da esposa do Barcolino a " Catarina", a sua infância, adolescência até casar. Durante a leitura desta linda obra surgem aqui algumas questões:
Afinal de contas quem é a Catarina? Como era a Catarina? Porquê o autor nos apresenta a história da Catarina? Será que ela tem a ver com a triste história do Barcolino?
Eu tenho a minha perspectiva mas não vou contar...
Este livro apresenta todos ingredientes que uma obra literária possui, apresenta histórias relacionadas com a tristeza, desaparecimento e muito mais…

 Dikla 

Comentários

  1. Ola Dikla,
    Obrigada pela sinopse.
    Para a minha desgraça, ainda não li a obra, mas para uma obra com nove contos, achei a sinopse um pouco fraca.
    Acho que podias ter trazido mais elementos para enriquecer o seu resumo. Prefiro acreditar que foi tudo propositado para forçar-nos a ler a obra.
    Aguardo por mais publicações suas.

    Meus cumprimentos


    MS

    ResponderEliminar

Enviar um comentário