A Coisa à volta do teu pescoço





Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
TítuloA Coisa à Volta do Teu Pescoço
Ano: 2009
São contos protagonizados por mulheres de personalidades fortes que decorrem em dois países, mais precisamente na Nigéria e nos Estados Unidos da América. Sendo a Nigéria um país que venera as suas tradições, Chimamanda Ngozi mostra-nos ou faz um acasalamento perfeito em forma de escrita, da realidade de cidadãos de nacionalidade nigeriana em países do primeiro mundo (EUA) e como é adaptar-se ao mundo moderno estando ligado umbilicalmente a esses valores culturais.
Embora esses factos tenham decorrido num período de tensão política na Nigéria, Chimamanda soube narrar os factos sem perder o sentido humorístico, não só como também, Ngozi vai mais fundo, mostrando que África não é apenas miséria e epidemias incuráveis como a "media" tem vindo a fazer publicidades, África é também terra de sonhos, de pessoas que são movidas por paixões inspiradoras, dos desafios das famílias no seu quotidiano e das suas aspirações.
No meu encontro com a Ngozi em A coisa à volta do teu pescoço, pude perceber como o meio externo tem um impacto muito forte relativamente a exteriorização das nossas ideias, como o medo duma censura ou má interpretação, pode desaguar os pensamentos a volta do pescoço e a simetria no que tange a certos comportamentos de cidadãos africanos sobretudo aos de pele escura. Contudo, viajar e vivenciar com a Ngozi nesta obra foi uma experiência incrível (pude ler até pelos poros) são histórias que deixam a desejar mais, que levanta sempre uma interrogação de o que sucedeu depois com uma determinada personagem. 

 Rose Amadeu José Duarte


Comentários