Fortaleza Digital





Autor: Dan Brown
Título: Fortaleza Digital
Ano: 1998

Tudo começa quando Ensei Tankado diz ter criado uma fortaleza digital, um código criptografado, inquebrável mesmo pelo super computador da NSA.
NSA é uma Agência Nacional de Segurança (Segurança Norte Americana). E nela faziam parte os maiores cérebros do planeta.
Tankado mandou uma nota informando que iria colocar o código a leilão, mas antes disso, enviou um e-mail para o vice-director da NSA aconselhando-o a convocar uma conferência de imprensa para informar sobre a existência do TRANSLTR, um computador super poderoso capaz de quebrar qualquer código.
Tankado não concordava com a ideia de existir um grupo de pessoas bisbilhotando a vida do mundo todo. Sua frase predilecta dizia “ Quem guardará os guardiões?”. Ele defendia que todos tinham direito a privacidade. E por esse motivo ele demitiu-se da NSA. 
Ele criou a fortaleza digital como forma de pressionar a NSA a contar a verdade sobre a existência do TRANSLTR.
Strathmore, temendo que com a existência do Fortaleza Digital a NSA deixasse de ter serventia, contratou um assassino profissional para acabar com Tankado. E como ele era apaixonado pela Susan, chefe do departamento de criptografia, pediu ao David, noivo de Susan, que fosse a Espanha atrás de Tankado. Tratando-se de um civil ninguém desconfiaria. Strathmore viu uma oportunidade para se livrar de David e do Tankado de uma única vez, assim o caminho estaria livre para ele ficar com Susan e com a senha da suposta Fortaleza Digital.
Tankado quando morreu trazia consigo um anel que continha a senha, esta seria entregue a pessoa ou empresa que fosse vencedora do leilão. No seu último acto em vida, Tankado entregou o anel a primeira pessoa que lhe apareceu a frente enquanto ele morria, depois de ter tomado um tiro de Hulohot, o assassino contratado pelo vice-director.
Strathmore pretendia criar um backdoor, que permitiria a NSA continuar acedendo aos códigos das mensagens enviadas no mundo todo. Depois de recriar a senha, ele deixaria que o Tankado vendesse a fortaleza para quem ele quisesse.
Só que os planos de Strathmore não correram conforme o previsto, pois o assassino, secretamente contratado, não conseguiu ter o anel assim que matou Tankado. Passou o dia perseguindo David e matando todos os que sabiam da existência do anel.
E quando a sua missão ia chegar ao fim, ele é que acabou morrendo.
David já sentia-se aliviado, pois acreditava que sua missão tinha chegado ao fim. Infelizmente, estava enganado. De repente chegaram agentes que o levaram numa van. Esses tinham sido contratados pelo director geral. Ele estava monitorando o seu vice-director às escondidas. Até grampeou seu telefone e monitorava seus e-mails. Foi assim que ficou sabendo dos planos de Strathmore de criar um backdoor.
Strathmore chamou Susan para ajudá-lo a descodificar o algoritmo que o Tankado tinha criado, pois ele já estava a tentar desbloquear há mais de 16 horas, e o TRANSLTR não estava a conseguir quebrar o código. Para o seu azar, depois descobriu que na verdade não se tratava de nenhuma fortaleza digital, mas sim de um vírus que o Tankado criou para acabar com o sistema de protecção da base de dados que continha todos os documentos, operações, fórmulas de bombas, etc, tudo secreto que a NSA escondia do mundo todo. Assim os documentos estariam disponíveis para qualquer um que os quisesse ver.
O chefe da segurança da NSA deu-se conta da existência desse vírus e tentou alertar, mas o vice-director garantiu-lhe que não era nada e mandou-o para casa. Como bom profissional que era, não caiu na mentira do Strathmore, então decidiu agir por conta própria para salvar o computador que tinha custado biliões a NSA, sua frase de ordem dizia “Agir agora e justificar depois”. Só que nessa operação ele acabou sendo morto por Strathmore, cena presenciada por Greg Hale, um técnico brilhante de criptografia que no fim, também foi morto pelo vice-director e depois simulou suicídio.
Susan e Strathmore decidem interromper a acção do TRANSLTR na tentativa de salvá-lo, mas este estava a consumir tanta energia que até acabou explodindo, destruindo todo o departamento de criptografia, incluindo o próprio Strathmore.
Susan escapou por pouco, pois usou o elevador privado da directoria que dava no subsolo. Quando finalmente estava livre da zona que estava em chamas, foi quando foi dar de cara com o director geral. Embora Susan fosse chefe do departamento de criptografia não conhecia o director, muito menos tinha estado na sua sala antes. E foi para lá que ele a levou.
Jabba, técnico de informática explicou o ponto de situação, e todo mundo entrou em desespero, pois com o vírus que tinha invadido a base de dados da NSA, em meia hora todos os arquivos estariam expostos ao mundo. Foi aí que Fontaine, o director, entrou em contacto com o pessoal que tinha mandando para seguir Hulohot, o assassino. Só que esses não tinha o anel que continha a senha, mas estavam com o David, e este, por sua vez, possuía o anel.
David leu a senha, mas esta precisava ser interpretada antes de inserida.
Foi uma corrida contra o tempo. O texto que vinha no anel fazia referência as bombas que tinham destruído Hiroshima e Nagasaki em 1945. Tankado tinha nascido deficiente por conta dos efeitos deixados por essas bombas. Sua mãe fora voluntaria em Hiroshima, em 1945 para ajudar no tratamento das pessoas queimadas pelas bombas, e ela acabou sendo afectada pela radiação o que contribuiu para as complicações durante o parto, isso dezasseis anos depois. Ela acabou morrendo durante o parto, o pai de Tankado, pela dor da perda e pela vergonha de ter um filho deformado, decidiu desaparecer. E por conta disso Ensei foi para adopção, e para sua sorte foi convidado a participar numa testagem de teclado inventado por uma fábrica de computadores em Tóquio, foi assim que ele entrou no nundo da inteligência digital. Ele tinha tanto ódio dos Estados Unidos, que cresceu jurando vingança.
A Susan com ajuda de David conseguiu salvar a NSA, não a tempo, mas pelo menos a base de dados só ficou exposta por alguns minutos, depois o sistema de segurança foi restabelecido. Eles acreditam que os rackes não tiveram tempo suficiente para baixar arquivos completos.
Eis a fortaleza digital.

Nota do Leitor

Achei a obra fenomenal, cheio de adrenalina.
Durante a leitura senti-me vendo o filme.
Ganhei três frases das quais pretendo apropriar-me “ Aja agora e justifique depois”, “Quem guardará os guardiões”  e “Tudo é possível, o impossível apenas demora mais”
Também ganhei uma lição segundo a qual, toda a honra e toda a glória não fazem sentido se não tivermos um amor verdadeiro.

Obra interessante, recomendo!

MS

Comentários