Ponto de Impacto




Autor: Dan Brown

Título: Ponto de Impacto

Ano: 2001

É uma obra do escritor americano, Dan Brown que conta a história de uma falsa descoberta de um meteorito que continha fosseis de animais extraterrestre. Essa descoberta acontece numa altura pré-eleitoral nos EUA, onde o candidato da oposição tem como base da sua campanha os gastos excessivos feitos pela NASA, segundo ele, sem nenhum resultado palpável.
A história gira em torno de uma personagem chamada Rachel, filha do senador Seixas, candidato da oposição.
Ela é, também, funcionária do NRO e correspondente da casa Branca, responsável pela análise e envio de dados.
Tudo começa quando a NASA intercepta uma suposta chamada de um geólogo que diz ter descoberto meteorito na Ártico. E a NASA vai la para averiguar a veracidade e autenticidade do tal meteorito. Achando que essa descoberta reconduziria o actual presidente a presidência dos EUA, Zach Herney. O  director da NASA conta a novidade ao presidente e este, por sua vez, convida pessoas da sociedade civil, figuras de carácter inquestionável para irem ver in loco, dentre eles a Rachel Seixas, a filha do seu maior opositor político, uma Glaciologista, um Astrofísico, um paleontologista, o Oceanógrafo e apresentador de um dos programas de maior audiência nos EUA Michael Tolland.
 O meteorito é retirado do gelo na presença de todos e enquanto preparam-se para um comunicado a imprensa, directo, transmitido por toda a Media americana.
 Rachel e os outros civis convidados pelo presidente, descobrem Plânton Unicelular bioluminiscente no poço onde foi retirado o meteorito. O que fez com que questionassem a sua autenticidade.
Há poucos quilómetros de onde a equipa da NASA e o resto do pessoal se  encontrava, estava uma equipa Delta de assassinos profissionais altamente treinada, pronta para entrar em acção caso algo corresse mal com a transmissão ao vivo do meteorito.
Rachel vê seus companheiros sendo perseguidos, dois deles são mortos. Ela e os outros dois conseguem escapar, acabando por ser resgatados por um submarino.
Ela consegue fazer uma ligação ao seu superior contando o que aconteceu, e este manda um helicóptero para os tirar de onde estão.
Durante o percurso, o oceanógrafo tenta entrar em contacto com sua colega, Xavia que também, é  geóloga que faz um comentário preocupante, o que lhes leva até o Goyal, o barco do Michael só que, infelizmente, eles continuam sendo perseguidos pela equipe de assassinos. A colega do Michael analisou a amostra de meteorito e chegou a conclusão que era falso, na verdade tratava-se de uma rocha oceânica.
Rachel, com provas nas mãos, sendo perseguida, decide mandar para o pai, por fax, todas as provas que ela tinha.
Embora não tivesse uma boa relação com seu pai, mas naquele momento, perante a ameaça de morte, ela tinha que mandar as provas para qualquer pessoa, e naquele momento, o único número de fax que ela tinha em mente era de seu pai.
O senador Seixas, viu a sua candidatura indo por água baixo logo depois do comunicado feito pelo presidente, pois contrariava tudo que o seu oponente vinha defendendo. Finalmente, a NASA tinha provado a existência de vida fora do planeta terra.
De repente tudo mudou, o senador ao receber as provas da falsidade do meteorito, viu que nada estava perdido e a Victória era certa.
O presidente Zach Herney pediu um encontro com o senador Seixas para explicar, mas este o mandou passear e convocou uma entrevista de imprensa.
A assistente do Seixas não concordou com a publicação daqueles documentos, pois achou o golpe baixo, por isso no lugar destes ela colocou fotografias que comprovavam o seu envolvimento com o senador e alguns outros documentos que provavam que o senador estava sendo financiado por grandes empresários do sector privado com interesse em privatizar a NASA e explorar o espaço.
Aquilo foi uma rasteira para Seixas.
Ele foi traído pela própria assistente, e o presidente não precisou mover nem uma palha.

Nota do eitor.
Embora seja uma obra que fala de política, eu adorei.
Acho que é a terceira ou segunda melhor obra de D. Brown depois do Código Da Vince.
Muito suspense, muita teoria de conspiração.
Não consegui parar de ler a obra, foi espectacular.
Assim como na obra “Origem” Dan Brown conseguiu manipular-me de tal forma que cheguei a sentir-me irritada.
Os assassinos tinham sido contratados pelo seu próprio chefe, assim como a ideia do meteorito falso tinha partido dele. Tudo porque a NASA corria risco de ser privatizada pelos seus gastos excessivos e sem nenhum resultado que justificasse. E por conta disso muita gente inocente morreu.
O presidente, assim como sua assessora foram todos manipulados.  
Em fim, adorei a obra, recomendo!

MS



Comentários