Autor: Paulina Chiziane
Título: O Sétimo Juramento
Ano: 2003

O Sétimo Juramento é uma obra da escritora moçambicana Paulina Chiziane, e conta a história de um ex-guerrilheiro que dirigia uma empresa estatal, chamado David.
 Ele vê-se no meio de uma crise que ameaça o cargo que ocupa e as regalias que deste advém.
Com ajuda do seu amigo de nome Lourenço, vai a busca de protecção do curandeiro.
Só que como todos sabem, nada é de borla.
Para manter o poder por muito tempo e lutar contra os seus supostos adversários, que neste caso, tratava-se de trabalhadores que reivindicavam seus salários atrasados e alguns colegas de direcção de queriam o seu afastamento do cargo de Director Geral, David recorreu aos poderes do grande e conhecido feiticeiro Makhulu Mamba, pai do seu amigo Lourenço.
Makhulo Mamba era um feiticeiro lendário, toda província de Inhambane o conhecia pelos seus poderes. Que até chegou a sacrificar a vida dos seus próprios filhos.
David recorreu ao incesto, fazendo de sua filha sua esposa por obrigação dos espíritos. Colocou os filhos a conviverem com cobras , caveiras e mochos dentro do mesmo quintal.
Diante de toda essa tragédia, Vera, esposa de David teve que ir buscar o auxilio da magia branca para salvar o seu esposo e sua filha que se encontravam mergulhados no meio da magia negra.
Vera contou com ajuda do seu filho Clemente, menino que cresceu com problemas mentais, aliás todos acreditavam que se tratasse de demência, mas na verdade o Clemente tinha recebido o chamamento, ele tinha poderes sobrenaturais. Conseguia ver além do que os outros podiam.
Foi o primeiro a ver que o pai tinha se tornado num feiticeiro e  tinha transformado a sua irmã em feiticeira também.
Clemente, com seus espíritos Nguni, ajudou a proteger a família das investidas nocturnas do pai e da irmã. Ele usou uma pedra que lhe foi dada por uma curandeira chamada Moya, segurando-na com força, exactamente no momento em que o pai e a irmã estavam atacando a mãe e a avó. Foi daí que eles acabaram atingindo os que não tinham protecção nenhuma, as amantes do David e ambas estavam grávidas.
Depois disso, Clemente foi para uma formação de curandeiro e só voltou quando foi chamado para acabar com toda magia negra que existia na família, só que, infelizmente isso custou a vida do seu pai David.

Nota do Leitor

É uma obra interessante, assustadora e intrigante.
Veio descortinar a rostos camuflados da sociedade, pois de acordo com a mesma obra, há gente que vai a igreja de dia e de noite visita a cabana do curandeiro, e ainda sai falando mal dos mesmos.
Paulina Chiziane mostra-nos que por de trás de muito poder, as vezes podem existir vidas sacrificadas.
A história do Clemente, o menino que parecia sofrer perturbações mentais vem chamar atenção a prestarmos mais atenção àquelas pessoas que nos parecem diferentes e evitarmos julgar o desconhecido.
Feliz ou infelizmente, essa é a nossa realidade, que precisamos conhecê-la para melhor fazermos as nossas escolhas, como diz o ditado “ é escutando a voz do diabo que podemos apreciar melhor a voz de Deus”.
Recomendo!

MS

Comentários