Autor: Toni Maguiri
Título: Não Conte Nada para a Mamãe
Ano: 2006

É uma obra que conta sobre um incesto que acontece na Irlanda do Norte, com uma menina de nome Antoniette.
Ela é abusada sexualmente pelo pai desde os seis anos de idade, até os 13 anos.
O abuso só é descoberto quando Antoniette fica grávida, e levam-na para o hospital.
Antoniette foi submetida a um aborto, e o seu pai foi preso.
Tanto a mãe como a família toda viraram as costas para Antoniette, pois segundo eles, ela é que foi culpada por tudo que aconteceu, senão não teria ficado calada durante tantos anos.
A mãe sempre demonstrou que entre o esposo e sua filha ela preferia ficar com o esposo, tanto que conseguiu perdoar o marido e não conseguiu fazer o mesmo com a própria filha.
Antoniette passou toda a sua infância e sua juventude implorando pelo amor da mãe, e esta por sua vez, o seu coração só tinha espaço para o marido. Marido este, que não esteve presente quando  deu seu último suspiro.

Nota do Leitor
Desde que comecei a ler livros, este é o que mais detestei. Xihh!
Uma história repugnante, de embrulhar o estômago.
Sem contar que o autor deixa muitas lacunas no que refere a vida de Antoniette.
Antoniette é chamada no momento em que a sua mãe se encontra doente, nos últimos dias de sua vida. E esta aparece uma mulher bem sucedida. Na  obra, não me lembro de nenhuma passagem que ilustrasse o que a tornou a mulher que era, uma vez que depois do escândalo sexual, ela foi trabalhar de babá em casa de duas famílias, e depois foi trabalhar com a mãe no café, não tinha amizades, muito menos tinha conseguido ir a universidade.
A única parte boa dessa obra é a denúncia que o autor faz, pois acredito que como Antoniette existem tantas outras meninas que sofrem abusos e ficam no silencio.
Mas não recomendo!

MS



Comentários