O Retrato de Dorian Gray

 


Titulo: O Retrato de Dorian Gray

Autor: Oscar Wilde

Ano: 2012

 

 No clássico “O RETRATO DE DORIAN GRAY”, Oscar Wilde assume a paternidade da decadência moral, ao ofender a sensibilidade moral dos críticos literários britânicos que o acusaram de violar as leis que protegiam a moralidade pública daquele país.

 

Wild narra a história do cume da vaidade, através do personagem Dorian Gray. Um jovem recém-chegado à “socialite” inglesa por causa da herança que acabara de ganhar. Gray tinha uma personalidade gentil, amável e uma beleza incomum. Por conta disso, viu-se na proposta de eternizar sua juventude e beleza, pousando para se deixar pintar por um artista plástico de nome Basílio Hallward. Basílio derrama elogios exageradamente ao jovem belo ao ponto de chamar atenção do seu amigo Lorde Henry Wotton que decidira conhecer Dorian.

 

Depois de se terem conhecido, Dorian passou a esbanjar admiração por Henry, motivada pelo conhecimento e verdade que caracterizavam suas palavras. Por sua vez, Henry era atraído pela beleza e juventude de Dorian Gray. Após o término do seu retrato pintado pelo Basílio, com o tempo, Dorian viu aceite seu pedido de eternizar sua beleza e que seu corpo para sempre se manteria naquele estado de juventude e que o envelhecimento apenas ocorreria ao retrato. O lugar onde pousava o Retrato tornou-se, diga-se, sagrado. A ninguém Dorian permitia espectar a visão.

 

Festas, glamour, paixão, suicídio da namorada e assassinato de Basílio marcam a trajetória de Dorian Gray, após seu pacto de eternização de sua juventude e beleza, até que um dia o jovem muda por completo ao contemplar o seu retrato. Dorian Gray descobre que se tornou num monstro ao ver seu retrato que apresentava pele retorcida, olhar perdido e roubado pelo tempo, raiva nos lábios e sangue nas mãos. A juventude eterna, finalmente, tornou-se sua ruína. Um cadáver em putrefação.

 

Nota do Leitor

 

Em síntese o livro, quanto a mim, ensina que não precisa ser outro para ser você mesmo.

 

Circle Langa

 

 

Comentários